Configurando hora no Ubuntu Server

Há alguns dias atrás comecei a usar o Vagrant para gerenciar máquinas virtuais no desenvolvimento de software. Geralmente uso o Ubuntu Server ou o Debian por que já tenho bastante tempo de casa com essas distribuições e não quero/posso perder muito tempo procurando arquivos de configuração e comandos que podem mudar de uma distro pra outra.

Verificando os logs do Apache, percebi que os mesmos estavam com a data do dia seguinte. Como era por volta das 22 da noite, percebi que a hora do servidor estava com GMT 0 e em se tratando de logs, não se pode deixar isso acontecer.

Primeiro, para descobrir a data/hora atual no servidor, basta executar o comando

date

Configurando um servidor NTP

O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização de data e hora por uma conexão de rede. Usando o NTP, é possível se conectar a um servidor de data e hora e sincronizar com a hora do servidor. Para isso, basta instalar o ntp, caso não esteja instalado:

sudo apt-get install ntp

Após a instalação, basta editar o arquivo /etc/ntp.conf e adicionar o IP do servidor de  hora. Eu, particularmente, gosto de usar os IPS do Observatório Nacional, então adiciono as seguintes linhas ao meu arquivo ntp.conf:

server 200.160.0.8
server 200.189.40.8

Basta reiniciar o serviço ntp que a partir de agora seu servidor usará a configuração de hora do servidor adicionado.
Para reiniciar o serviço, use:

sudo service ntp restart 

Configurando o GMT

Para configurar o GMT do seu servidor, basta utilizar o seguinte comando:

sudo dpkg-reconfigure tzdata

Basta agora configurar seu GMT seguindo as instruções.

É isso aí, pessoal! Só não esqueça de reiniciar o CRON para que ele não seja disparado no horário errado. E para saber se tudo está correto, basta executar o comando date novamente.

Este artigo foi originalmente postado no blog Linux Troubles.

Configurando hora no Ubuntu Server
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *