Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 5

Olá pessoal. Essa é a última aula do nosso mini curso de Algoritmos com Javascript. Em adição a isso, estou colocando o pdf de todas as aulas para download para quem tem preguiça de ler direto do site ou, como eu, prefere ter tudo impresso pra ler em qualquer lugar.

O link para download é o seguinte: www.mayckxavier.com/public/Algoritmos_javascript.pdf

Estruturas de Controle

As estruturas de controles servem para, como o nome diz, controlar a execução do programa. Imagine que no sistema de uma loja virtual apenas maiores de 18 anos de idade podem realizar compras. Para isso é necessário checar se a idade do comprador é maior ou igual a 18 anos. Utilizaremos a estrutura de controle IF (Se) que serve para executar determinado código caso uma expressão retorne true.
Exemplo:

image

Nesse exemplo será testado se a idade do usuário é igual ou maior que 18 anos. Se o teste entre parêntesis retornar true, será executado o código entre as chaves. Esse exemplo é bastante limitado levando em consideração que nada acontecerá se o usuário tiver idade menor de 18 anos. Sempre que houver a necessidade de que um bloco de código seja executado se a expressão retornar false, basta adicionar a o bloco do ELSE (SENÃO) após os parêntesis do IF.

image

Se houver a necessidade de fazer mais de um teste, basta utilizar o ELSE IF.

image

Você pode perceber que utilizamos o operador lógico && para dizer ao ELSE IF que o valor do produto deve ser maior que 10 e menor ou igual a 20. Você pode utilizar quantos ELSE IF forem necessários.

Switch

O Switch é utilizado quando você precisa de comparações simples como, por exemplo, comparar se a letra digitada é uma vogal ou consoante.

image

Estruturas de Repetição

As estruturas de Repetição são utilizadas quando você precisa repetir um código várias vezes enquanto uma determinada condição não for satisfeita. Em Javascript existem 3 estruturas de repetição.

While

O while irá executar um bloco de código até que sua condição seja satisfeita. Veja o exemplo:

image

Acima temos um problema. O valor de num nunca será igual ou maior que 20, então o programa entrará no que chamamos de loop infinito. Ele entrará nesse bloco de código e executará infinitamente, geralmente travando a o seu navegador. Para que isso não aconteça, é necessário que você faça com que a variável num receba um valor que não satisfaça a condição do while. Um exemplo simples seria incrementar a variável a cada loop.

image

Pronto. Agora o while executará o código um número limitado de vezes e sairá logo assim que a condição não mais o satisfizer.

For

O for funciona do mesmo modo que o while, mas utilizando ele fica mais fácil não esquecer declarar uma variável ou incrementá-la. O For apresenta uma sintaxe mais definida.

image

Podemos ver que o for recebe 3 parâmetros. O primeiro é a variável com o seu valor inicial. O segundo é a condição que deve ser satisfeita e no terceiro parâmetro você pode incrementar a variável como eu fiz ou atualizar o valor dela.

Do/While

O Do/While é mais parecido com o while, porém ao invés de ele fazer o teste antes da execução do bloco, seu teste é feito apenas depois.

image

A grande diferença entre o While e o Do/While é que no do/while o código no bloco será executado pelo menos uma vez, mesmo se a condição não for satisfeita.

 

É isso aí pessoALL. Algumas pessoas pareceram interessadas quando eu disse que queria colocar algumas dicas de jQuery. Estou pensando também em falar um pouco mais sobre Code Igniter. O que acham?

Abraços

Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 5
Classificado como:        

7 opiniões sobre “Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 5

  • Pingback: Última aula do mini curso de Algoritmos com Javascript

  • 01/04/2010 em 21:52
    Permalink

    Olha, eu sei que não é todo mundo que se dispõe a criar material original e publicar com boa vontade para que outras pessoas possam aprender, e acho esse tipo de atitude louvável, mas…

    Não acredito que esse mini-curso possa ser chamado de um “Mini-curso de algoritmos”. Seria mais adequado um título parecido com “Mini-curso de introdução à lógica de programação”.

    No começo eu tinha expectativas maiores justamente por causa do título do mini-curso, e esperei para ver se alguma coisa mais adequada viria à frente. Mas agora vi que não é o caso, por ser esta a “última aula”.

    Um mini-curso de algoritmos, por mais básico que seja, deveria pelo menos citar análise de complexidade. Digo, deveria dizer sua importância e como ela é feita, não necessariamente de maneira formal, mas apresentá-la. Isso é fundamental para julgar a eficiência de qualquer algoritmo sério.

    Além disso, não foi abordado nenhum dos algoritmos clássicos, nem mesmo os de ordenação, que são os mais clássicos de todos. Como uma pessoa vai desenvolver um algoritmo sério e de boa qualidade se nunca viu um exemplo de um algoritmo mais elaborado?

    Espero que essa crítica construtiva seja levada em consideração e que você se anime a continuar essa série para que ela possa realmente ser chamada de um “mini-curso de algoritmos”, pois do jeito que está, é sim uma “introdução à lógica de programação”.

  • 04/04/2010 em 20:49
    Permalink

    Olá Nardoni, tudo bem?
    Antes de tudo, muito obrigado pelo comentário em meu blog. Sua crítica foi muito bem vinda, pois sem comentários como o seu, nunca se sabe onde se está errando.
    Como comentei no inicio das aulas, esse material não foi feito para o blog, mas sim para uma empresa de treinamentos onde eu trabalhava que tinha como pré-requisito para os cursos de Java apenas saber usar o Windows, o que é impraticável.
    Esse material foi feito apenas para consulta em sala de aula, pois as aulas em sala seriam mais dinâmicas e em um tempo curtíssimo.
    Talvez, pelo fato de o material já estar pronto no momento da publicação no blog, eu não tenha me atentado sobre a questão do nome do “Mini curso”.
    Tentarei adicionar alguns exemplos e exercícios (Acho que só tem um no curso inteiro) para melhorar o material.
    Mais uma vez, muito obrigado pela crítica e escreva sempre que sentir vontade ou necessidade. =)

  • 05/04/2010 em 00:40
    Permalink

    Tentei fazer download do arquivo com o curso completo mas está dando erro no link.

    grato.

  • 05/04/2010 em 02:12
    Permalink

    Olá Maicon. Testei o link e o download está funionando perfeitamente. Pode ter sido algum problema no servidor. Tente novamente.

  • 07/04/2010 em 21:59
    Permalink

    tentei agora e consegui.

    valeu.

  • 13/04/2010 em 14:39
    Permalink

    Muito bom! Espero que você fale um pouco de JQuery, ou então dá uma enfase em animação mesmo com javascript!
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *