Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 4

Continuando com nosso mini curso de algoritmos com Javascript, veremos hoje Incremento e Decremento, e funcções.

Incremento e Decremento

Para incrementar em 1 uma variável, basta utilizar duas vezes o sinal “+” após a variável. Para decrementar em um, faça o mesmo, porém utilizando o sinal de “-”.
Exemplo:

image

Comentários

Comentários são utilizados quando você precisa descrever parte de um código ou apenas para sinalizar algo importante como um lembrete. Em Javascript existem comentários de linha e de bloco. É importante sempre fazer comentários quando for necessário.

O interpretador do Javascript irá ignorar tudo o que estiver comentado. No comentário de linha, tudo o que estiver após as barras será ignorado. Já no comentário de bloco, tudo o que estiver entre o “/*” e o “*/” será ignorado.

image


Funções

Algumas vezes será necessário que você execute uma mesma rotina várias vezes. Para que você não precise reescrever o mesmo código várias vezes, existem as funções. Uma função permite que você passe parâmetros para ela. A função irá realizar o bloco de código definido dentro das chaves com ou sem os parâmetros passados.
Exemplo:

image

No exemplo anterior nós temos a função “soma” que recebe dois números. Ela soma esses dois números e retorna o resultado da soma.
O comando return utilizado no final da função retorna a soma das duas variáveis que pode ser utilizado do lado de fora da função como mostra o exemplo baixo.

image

É isso aí pessoal. Na próxima aula veremos Estruturas de Controle e Estruturas de Repetição, que são fundamentais para o desenvolvimento de uma aplicação.
Abraços

Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 4
Classificado como:            

2 opiniões sobre “Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 4

  • 26/03/2010 em 14:21
    Permalink

    eai ! to acompanhando seus posts …

    mto legal nao vejo a hora da próxima aula ..

    ta bem fácil de entender

    abraços e parabéns!

  • 14/09/2010 em 18:52
    Permalink

    Poxaa, que ótimo esse tutorial. Eu tou aprendendo JavaScript com um professor que ele não é muito afim de tirar as dúvidas dos alunos =p. Encontrei esse blog aqui agora vou sempre apelar nele. xD Brigadão aí cara! ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *