Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 2

Nessa nossa segunda aula veremos como iniciar na programação com Javascript.

Programando

A partir de agora, utilizaremos uma linguagem de programação. Assim podemos ver melhor os resultados e realmente programar. Utilizaremos a linguagem Javascript por ser fácil e não ser necessário a instalação de nenhum programa na maioria dos sistemas operacionais atuais no mercado, entretanto é recomendado que você utilize um editor de textos que faça a coloração do seu código para que fique mais fácil o aprendizado. Nos exemplos da apostila será utilizado o GVim (http://www.vim.org/).

Antes de começarmos a escrever é necessário saber o que é o Javascript. Javascript foi inicialmente criada pela Netscape em 1995 para se desenvolver websites dinâmicos tendo em vista que no inicio da internet todos os sites eram estáticos, ou seja, não haviam mudanças em seu comportamento inicial. A linguagem tem total integração com o HTML por meio do DOM (Document Object Model), assim a mesma pode manipular qualquer elemento em uma página. Devido ao seu sucesso, o Javascript hoje é suportado pela maioria dos navegadores que seguem os padrões W3C () e outros no mercado.

O que é necessário para programar em Javascript?

Apenas um navegador, como o Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome e Safari, e um editor de texto, como o Bloco de Notas (Microsoft Windows), GEdit (GNU/Linux com a interface Gnome) ou Vi (Utilizado em grande parte das distribuições GNU/Linux), pode ser utilizado para programar em Javascript. Recomendo que utilize um editor que tenha highlight (utiliza cores para mostrar diferentes elementos no programa), como o Notepad++ (http://notepad-plus.sourceforge.net/), para que a programação seja mais fácil e encontrar erros mais rapidamente. É necessário também salvar o arquivo com a extensão “.htm” ou “.html” para que o navegador execute o que está escrito no arquivo.

Variáveis

Variáveis são espaços em memória onde podemos alocar algum valor temporariamente. Como o nome diz, o valor de uma variável pode ser alterado.

image

Acabamos de inicializar uma variável, mas a mesma ainda não tem valor algum. A seguir, um exemplo de uma variável recebendo valores.

image

O código acima cria a variável “num”, atribui o número 10 como valor para ela e por fim imprime o valor da variável em tela com o comando “document.write”. Sempre que precisar imprimir um texto, um número ou o valor de uma variável utilize-o.

Após esses pequenos exemplos já podemos definir algumas regras para trabalhar com o Javascript com linguagem.

1 – Sempre que for definir criar uma variável, escreva “var” antes do nome da mesma. Isso será bastante útil e seu benefício será mostrado quando falarmos sobre escopo de variável mais à frente;

2 – Toda linha deve terminar com o sinal de “;” (Ponto e vírgula). Assim o interpretador saberá que aquela linha de código acabou.

3 – Um código em Javascript deve ser colocado entre as TAGS “<script>” e” </script>”. Isso é apenas para realizar nossos algoritmos. Caso você trabalhe com Html seguindo os padrões W3C, será necessário mais informações dentro da Tag “<script>”, mas esse não é o nosso foco no momento.


Tipos de Variáreis

O Javascript tem três tipos de variáveis: Numérico, Booleano e Cadeias de Caracteres.
As variáveis numéricas contem números, sejam eles inteiros ou de ponto flutuante e podem ser utilizadas para fazer cálculos de qualquer tipo.
Exemplo:

image

Os dois modos para criação de variáveis e atribuição de valores estão corretos. Podemos declarar uma variável e depois atribuir um valor à ela ou no ato da declaração da variável, definir um valor à ela.

As variáreis booleanas podem conter apenas dois valores: “verdadeiro” ou “falso”.
Exemplo:

image

As variáveis do tipo cadeia de caracteres podem receber qualquer tipo de texto. Para isso é necessário colocar aspas duplas (“) ou simples (‘) no início e no fim da cadeia de caracteres.

Exemplo:

image

Exercícios:

1 – Esse exercício é apenas para fixação de conceitos. Crie variáveis com nomes diferentes e atribua valores a elas. Imprima o valor das variáveis com o comando “document.write”.

Obs.: Para fazer uma impressão por linha, você pode utilizar a tag de HTML “<br>”. Para isso, basta escrever o código como no exemplo abaixo.

image

No exemplo acima, estamos utilizando o sinal “+” para concatenar as cadeias de caracteres, que agora chamaremos de String. Concatenar significa ligar, então utilizaremos a palavra “concatenar” para dizer que estamos ligando duas Strings.

Arrays

Traduzir “array” de um modo fácil seria dizer que ele é uma “variável que tem o valor de várias variáveis”. Dentro de um array é possível colocar vários valores diferentes.

image

Para utilizar um array é necessário que antes de atribuir valores aos seus índices (Um índice é um espaço dentro do array onde podemos armazenar dados), você o declare com o comando “new Array()”. Após isso basta atribuir valores aos seus índices, que podem ser numéricos ou associativos.

Índices Numéricos

São os índices de um array representados por números.

image

Do mesmo modo que você atribui valores aos índices, você pode acessar seus valores utilizando o nome do array e seu índice entre chaves como no exemplo acima. Se você atribuir dois valores a um mesmo índice, o mesmo será substituído.

Índices Associativos

Índices Associativos funcionam como os numéricos, mas ao invés de números, strings são utilizados para sinalizar um índice.

image

 

É isso aí pessoal. Na próxima aula vamos ver como pegar dados digitados pelo usuário.
T+

Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 2
Classificado como:                

9 opiniões sobre “Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 2

  • 18/03/2010 em 14:13
    Permalink

    Muito bacana as aulas cara! Nunca tive as cars de aprender Javascript, mas agora vai!

  • 18/03/2010 em 17:49
    Permalink

    Muito obrigado pela iniciativa deste curso.Já está nos meus favoritos.

  • 18/03/2010 em 22:18
    Permalink

    Fala Vitor!
    Que bom que gostou. Vou postar algumas coisas de JQuery assim que terminar esse curso.
    Abração!

  • 18/03/2010 em 22:19
    Permalink

    Olá Héctor! Tentarei manter o blog sempre atualizado com material do tipo.
    Abraços

  • 18/03/2010 em 22:44
    Permalink

    Parabéns por ajudar as demais pessoas com seus conhecimentos e pela qualidade do curso até o momento. Aguardo as próximas aulas.

    OBS: Seria tão bom se todos os professores da matéria de algoritmos fossem objetivos dessa maneira. Eu acho o javascript uma ótima linguagem para se começar a aprender algoritmos e programação, ou então o português estruturado mesmo.

  • 18/03/2010 em 22:46
    Permalink

    Ahh também já está nos meus favoritos 😀

  • 12/04/2010 em 23:21
    Permalink

    Muito bacana mesmo, bem simples para entender!
    Parabéns pela iniciativa!
    Favoritado tbm!

  • 21/09/2010 em 06:37
    Permalink

    I think so. nice stuff, glad I found this.

  • 26/02/2011 em 00:51
    Permalink

    Muito bom! excelente….adorei a aula!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *