Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 1

Fala galera. Há algumas semanas que criei um material de Algoritmos para a empresa onde eu estava trabalhando, mas como a linguagem escolhida por mim para o material foi Javascript eles pediram para eu refazer em Português Estruturado. Considero Javascript uma boa linguagem para começar por não precisar de nada instalado (geralmente o sistema operacional terá tudo o que você precisa) e por você já poder trabalhar com ela assim que aprender bem. Caso haja algum erro, por favor avise por comentário ou por e-mail.

Sem mais delongas. Vamos ao curso.

Algoritmos

Um algoritmo é uma seqüência de instruções definidas para serem executadas mecanicamente. Todos os dias realizamos algoritmos e não percebemos. Basicamente todas as manhãs nós nos levantamos da cama, tomamos o café da manhã, nos arrumamos e vamos ao trabalho. Entre cada uma dessas ações descritas, realizamos várias outras ações. Nosso próprio corpo realiza algoritmos o tempo inteiro realizando decisões. Se nos machucamos, sentimos dor. Se o ambiente externo tem temperatura baixa, o corpo treme para tentar aumentar a temperatura novamente.

Todo algoritmo segue uma seqüência lógica. Geralmente um algoritmo é lido de cima pra baixo e da esquerda pra direita. Cada linha de código é lida e, caso não haja nenhum erro, executada e logo depois é lida a próxima linha e assim sucessivamente até terminarem as linhas do algoritmo.

Como exemplo de algoritmo podemos pensar em um ser humano andando. Observe:

1. Levantar a perna direita

2. Inclinar o corpo para frente

3. Baixar a perna direita

4. Apoiar o pé direito no chão

5. Levantar a perna esquerda

6. Baixar a perna esquerda

7. Apoiar o pé esquerdo no chão

8. Levantar a perna direita…

Outro exemplo de algoritmo seria fazer um calculo simples como a soma ou multiplicação de dois números como no exemplo abaixo:

1. Ler primeiro número

2. Ler segundo número

3. Somar os dois números lidos

4. Exibir o resultado

O que é um programa?

Um programa é um ou mais algoritmos escritos numa linguagem de programação. Existem diversas linguagens de programação atualmente. A grosso modo as linguagens mais fáceis são chamadas de “linguagens de alto nível” e as mais difíceis são chamadas de “linguagens de baixo nível”. As Linguagens de Baixo nível são assim chamadas por que você precisa trabalhar mandando comandos e recebendo respostas direto para o hardware. As Linguagens de Alto nível são assim chamadas por que elas “escondem” as tarefas difíceis como trabalhar direto com hardware, o que facilita o desenvolvimento do código e aumenta a velocidade de programação.

Exercícios:

1. Escreva um algoritmo para pentear o cabelo. Tente ser bem especifico e detalhado em cada ação realizada.

Entrada e saída de dados

Muitas vezes não percebemos, mas para haver o processamento de informações, é necessário ter informações para que elas sejam processadas. Um programa precisa que dados sejam inseridos nele para que eles sejam processados e retorne algum resultado daquele processamento. Esses dados podem ser inseridos pelo usuário do programa e algumas vezes o usuário não sabe que está inserindo dados. Digitar texto em um formulário eletrônico ou o simples ato de copiar um arquivo para o seu computador é considerado entrada de dados.

entrada_saida_dados

Exercício: Escreva alguns modos de entrada e saída de dados. Ao lado de cada um, diga se é entrada ou saída.

 

Por enquanto é só pessoal. Aguardem a próxima aula até o fim da semana.

Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 1
Classificado como:                

3 opiniões sobre “Mini curso de algoritmos com Javascript – Aula 1

  • 27/01/2015 em 17:32
    Permalink

    Olá!
    Acompanhei esse post há um tempo atrás. Essa série é ótima. PORÉM… Calma, nada de errado com as postagens. Você apenas deveria dar uma atualizada nos posts anteriores da série, colocando os links das aulas posteriores. Isso ajudaria bastante na navegação do seu blog.
    Abraço.

  • 09/03/2015 em 23:43
    Permalink

    Fala Vitor!
    Então… Eu estou bem ocupado e acabei deixando o blog meio de lado. Pretendo voltar a dar atenção a ele e linkar as coisas é importante.
    Muito obrigado pelo feedback!
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *