Aptana no Ubuntu 8.10

Há uns dias atrás atualizei meu Ubuntu 8.04 LTS pelo novo 8.10 apenas pelo fato de ele ser mais novo e ter as versões mais novas dos programas e tal… Tudo estava bem. Wireless funcionando, placa de vídeo funcionando e atualizações feitas. Comecei a instalar os programas que frequentemente uso como o Thunderbird, VirtualBox, Apache, PHP, Komodo Edit e o Aptana que é uma IDE que tenho gostado bastante de usar. Conheci o Aptana há muito tempo quando ele ainda estava nascendo, mas como sempre fui de usar o VI pra tudo, acabei deixando ele de lado. Nesse ano eu conheci o Eclipse (que também ignorei por que achava que nunca ia programar em Java) e descobri que o Aptana é baseado no Eclipse. “Que legal! Agora posso usar o Aptana nos meus projetos web por que já conheci, é bonito, é legal e funciona!”.

O que acontece é que depois de tudo funcionando, o bendito não funcionava. Fechava no meio do caminho. Nem sequer abria a primeira janela. “Danou-se! Tenho que voltar pra 8.04.” Foi então que eu pensei em instalar o Fedora 10 que já tá aqui há um tempão pra eu testar, e como diz meu amigo Lonely Spooky a cada versão do Fedora: “Essa versão é a melhor de todas!”. Testei e foi o mesmo problema.

Foi aí que cheguei à conclusão que o problema não era com a distro, mas sim com qualquer outra coisa que não sei o que era, mas era.

Pesquisei algo no Oráculo e encontrei uma resposta. O grande problema é o Firefox. Sim! Nosso amado Firefox! Não sei o motivo, mas depois que as distros começaram a usar o Firefox 3, o Aptana parou de funcionar. Meu Eclipse também não funcionou no 8.10, mas aí não sei se é coincidência ou algum outro motivo.

Vamos aos passos pra resolver esse problema por que esse texto já tá grande demais e eu preciso dormir. =)

Passo 1 – Instalar o Java

Sempre me dizem que é preciso apenas instalar o JRE para funcionar, mas eu sempre instalo também o JDK pra não perder tempo e por que sou preguiçoso e não gosto de ficar voltando no terminar e instalando mais um pacote que voltou. Vou levar em consideração que você sabe usar o apt e sabe pelo menos procurar e instalar um pacote, então vamos instalar o pacote  sun-java6-jre e, caso necessário, o pacote sun-java6-jdk.

Passo 2 – Instalando o Firefox 2

“Peraí! Instalar o Firefox2? o.O”

Sim! Vamos instalar o Firefox 2. Uma das vantagens de se usar GNU/Linux é ter várias versões do mesmo programa no sistema. Nesse caso vamos utilizar os repositórios do Hardy. Não se preocupe. Não vai doer. =)

Para fins de segurança, mova seus repositórios atuais para um novo arquivo de nome diferente.

sudo mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.antigo

Depois disso crie um novo sources.list com o seguinte conteúdo:

deb http://archive.canonical.com/ubuntu hardy partner
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy main universe restricted multiverse
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hardy-security universe main multiverse restricted
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy-updates universe main multiverse restricted
deb http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-free

Então basta fazer o apt-get update e o apt-get install firefox-2

Voltando com o sources original

Lembra do sources.list que você fez backup? Então… Pegue ele e volte com o nome original (sources.list). Você pode fazer isso via terminal ou interface gráfica.

Após isso, basta fazer um update com apt-get update que seus repositórios voltarão ao normal

Instalando e rodando o Aptana

Baixe o Aptana em http://aptana.com/studio/download e crie um script para rodar ele seguindo os passos.

1 – Crie um arquivo texto (Nada de .doc heim!) chamado startAptana ou com qualquer outro nome que ache melhor.

2 – Adicione o conteúdo no arquivo:

ATENÇÃO! No bloco abaixo, é levado em consideração que o Aptana está descompactado em /usr/local. Caso você prefira manter ele em outro local, substitua a linha referente.

#!/bin/bash

export MOZILLA_FIVE_HOME=/usr/lib/firefox

/usr/local/aptana/AptanaStudio

3 – Torne o arquivo executável com chmod a+x startAptana.

Depois disso, basta executar o startAptana e ir pra galera. =)

Troubleshooting (ou, o que eu faço se der merda?)

Se ocorrer algum erro de Java, substitua a linha /usr/local/aptana/AptanaStudio

por

/usr/local/aptana/AptanaStudio –vm /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.10/jre/bin/java (ou pelo caminho de onde quer que esteja o seu Java) em seu arquivo startAptana.

Bom… É isso aí. Espero ter ajudado. Como já disse antes, meu Eclipse e Aptana estavam com problema no Fedora. Se isso funcionar no Fedorento, me avisem.

Original em http://andrewbleakley.com/blog/2008/11/01/installing-and-running-aptana-on-ubuntu-810/

fcD

Aptana no Ubuntu 8.10
Classificado como:                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *